Menu Close

Aula Inaugural do Curso de Direitos Humanos

No dia 15 de abril de 2016, no auditório da ESAPI – OAB, o projeto-sonho Curso de Especialização em Direitos Humanos “Esperança Garcia” virou realidade sonhada.

O momento contou com a presença da pesquisadora Grabriela Rondon, doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), e consultora jurídica da Anis – Instituto de Bioética.

A temática central foi o direito à saúde das mulheres infectadas pelo zika1 vírus, epidemia que atingiu o Brasil no último período, provocando uma explosão dos casos de microcefalia e que escancarou a fragilidade das políticas públicas de saúde às mulheres.

A interlocução desta temática atual com os Direitos Humanos é fundamental, pois está em jogo o direito à saúde das mulheres, haja vista que “já se anunciam efeitos mais complexos à infecção de zika vírus do que aquilo que se chama microcefalia” (DINIZ, 2016)

A aula inaugural contou com um público numeroso no auditório da ESAPI, ratificando a expectativa da Coordenação do curso, que avaliou positivamente as discussões e problematizações realizadas na atividade que marcou o inicio do Curso de Especialização em Direitos Humanos “Esperança Garcia”.

Agradecemos à ESAPI-OAB, pelo apoio e acolhimento;

À ESDEPI, pela parceria e compromisso; ao Grupo Cultural Afro Afoxá, pelas provocações e linda apresentação; à Revista Revestrés, pelos sonhos compartilhados; à Coordenação da Pós-Graduação em Serviço Social, por acreditar e partilhar ideias e responsabilidades; à Faculdade Adelmar Rosado, nossa Instituição promotora, por toda estrutura, da física à afetiva.

Agradecemos à palestrante Gabriela Rondon pela brilhante apresentação sobre uma temática concreta e urgente dos direitos humanos, os direitos de mulheres e crianças atingidas pela crise do zika vírus.

À professora Andréa Rufino, debatedora da mesa, membra do corpo docente, pelas fundamentais provocações.

Agradecemos, sobretudo a cada uma e a cada um que esteve presente no momento em que efetivamente nasce o Curso de Especialização em Direitos Humanos “Esperança Garcia”.

Começou! Sigamos juntas, em resistência e luta!

[1] – O Documentário “Zika” produzido pela Profª Drª Débora Diniz e sua equipe constrói um documentário que com sensibilidade e profundidade traz a tona o grito silenciado das mulheres do sertão nordestino, infectadas pelo zika vírus: <http://www.anis.org.br/noticia/documentario-da-voz-as-mulheres-vitimas-da-zika>

[2] – Depoimento colhido em reportagem concedida pela pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, Profª Drª Débora Diniz ao Jornal do Commercio, publicado em 27 de fevereiro de 2016: <http://m.jc.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2016/02/27/para-pesquisadora-questao-central-do-aborto-nao-e-a-microcefalia-mas-o-direito-a-saude-da-mulher-223175.php>

Foto: Thiago Amaral

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy