Menu Close

O que queremos do oito de Março? Livro de Ângela Davis será lançado no Piauí em ciclo de Palestras com Professora da Usp

Rosane Borges vem ao Piauí lançar seu Livro “Esboços de um tempo presente” e o Livro de Ângela Davis

 

Escritora, jornalista, professora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP), Rosane Borges vem ao Piauí e lança livros sobre gênero, raça e classe. A teórica latina vem para a aula inaugural do Curso de Especialização Interdisciplinar em Democracia e Direitos Humanos. Na ocasião ela lança o seu livro “Esboços de um tempo presente” e o livro da feminista Norte-americana, símbolo das Panteras Negras, Ângela Davis “Mulheres, raça e classe”.

Em Teresina, Rosane Borges participa de dois momentos. Nesta quarta-feira (22)  no Auditório Esperança Garcia, da Faculdade Adelmar Rosado, às 19h ela ministra a palestra “Esperança Garcia – reflexões sobre mulheres, raça e classe”.Na quinta-feira (23), ela participa do Projeto “Direitos Difusos e Coletivos” com a palestra “O que queremos no 8 de março: a luta das mulheres por direitos”. A palestra acontece a partir das 17h no auditório da ESAPI-OAB.

O em seu livro, Rosane traz ensaios que tratam em profundidade temas cotidianos como o ódio nas redes sociais, o racismo nas mídias, o movimento Escola sem Partido e até a febre do Pokémon Go. Em sua coluna na Boitempo, Rosane aponta que é necessário situar “trajetória dos feminismos negros no Brasil e no mundo, delineada por mulheres de várias matizes e procedências que atravessam, ao mesmo tempo em que compõem, a paisagem a ser olhada”. Deste modo, a feminista aponta ser necessário os apontamentos das antecedências e dos fundamentos da exploração e da opressão por onde se divisa as reivindicações históricas das mulheres negras.

Sobre o livro da Pantera Negra, Rosane aponta com uma precisão cirúrgica que são temas inescapáveis para compreender a tragédia da escravidão moderna. São temas como o papel da mulher negra no trabalho escravo; classe e raça na campanha pelos direitos civis das mulheres; racismo no movimento sufragista; educação e libertação na perspectiva das mulheres negras; sufrágio feminino na virada do século; estupro e racismo; controle de natalidade e direitos reprodutivos; obsolescência das tarefas domésticas.

Rosane é colaboradora do Blog da Boitempo, do Blogueiras Negras e da revista Carta Capital. Publicou Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (Imprensa Oficial, 2004) e Mídia e racismo (2012), além de outros três títulos autorais.

 

Da redação: FloresSer Comunicação. Carmen Kemoly (86) 98826-7152
Coordenação do Evento: Prof. Mestra Andreia Marreiros (86) 99807-8033

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy