Bolsas Profª Maria Sueli Rodrigues de Sousa de Pós-Graduação

Instituto Esperança Garcia compreende que para a construção de um espaço de formação crítico e sensível que identifique e discuta as estruturas sociais violadoras dos direitos humanos, é importante que a comunidade pedagógica reflita a pluralidade de vozes de resistência por igualdade e liberdade.

Para que o Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos “Esperança Garcia” – Lato Sensu possa cumprir seu Projeto Pedagógico, o Instituto oferece as Bolsas de Estudos Profa Maria Sueli Rodrigues de Sousa de Pós-Graduação.

As bolsas correspondem a valores integrais (100%) ou parciais (50%) das mensalidades do Curso.

Profa. Maria Sueli Rodrigues de Sousa

Nascida no Saco da Ema, zona rural do município de Francinópolis, no Piauí, graduou-se em Ciências Sociais pela UFPI (1996) e em Direito pela UESPI (2003). Cursou o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPI (2005) e o doutorado em Direito, Estado e Constituição na UnB (2009). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.

Sueli Rodrigues foi professora associada da UFPI, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e no IFARADÁ – Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendências. Foi companheira e coordenadora do Centro de Assessoria Jurídica Popular de Teresina – CAJUINA. Criou e coordenou, por mais de 10 anos, o DiHuCi – Grupo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Direitos Humanos e Cidadania.

No campo das lutas populares, atuou intensamente no sindicalismo dos professores. Integrou a União das Mulheres Piauienses (1992-2006) e a Frente de Mulheres Contra o Feminicídio. Foi presidenta da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da OAB Piauí e coordenou o Grupo de Trabalho para elaboração do Dossiê Esperança Garcia, que culminou no reconhecimento desta como a primeira advogada do Piauí. Foi fundadora do Coletivo Antônia Flor de advocacia popular. Desenvolveu projetos nas comunidades quilombolas de Artur Passos, Periperi, Riacho Negros, dentre tantas outras ações.

No Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos “Esperança Garcia”, foi inspiração política e acadêmica para a criação da Especialização. Ministrou diferentes módulos nas 4 (quatro) turmas iniciais do curso, onde guiou estudantes em diálogos sobre temas como constitucionalismo, comunidade política, socioambientalismo, metodologia científica, colonialidade, relações de gênero e étnico raciais, entre outros. Na Quinta Turma, é referência política, acadêmica e pedagógica que orienta o Projeto Pedagógico de Curso e as práticas institucionais do Instituto Esperança Garcia.

Programa de Bolsas da Quinta Turma

Na Quinta Turma do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos “Esperança Garcia” – Lato Sensu, o Instituto Esperança Garcia destina o conjunto de bolsas abaixo:

 

2 Bolsas Integrais

4 Bolsas Parciais de 50%

Processo de Seleção

A concessão da bolsa será feita por decisão colegiada, após a análise da documentação fornecida peles candidates.

As bolsas são destinadas a pessoas negras, indígenas, trans e/ou com deficiência, que tenham renda familiar de até 4 S.M.

Para a efetivação da inscrição será necessário apresentar os seguintes documentos:

 

  • Carteira de Identidade (RG ou CNH)
  • Comprovante do IRPF (de candidate, cônjuges, dependentes e/ou provedories)
  • Autodeclarações e/ou Declarações de Pertencimento
  • Carta de Apresentação de até duas páginas, com: (a) descrição da trajetória de vida; (b) motivos pelos quais deseja cursar a Pós-Graduação; (c) motivos pelos quais compreende que pode contribuir para construção da comunidade política do Curso; e, (d) apresentação de um poema ou música brasileira de que goste muito.

 

A decisão adotará como critérios a afinidade des candidates ao perfil do Programa de Bolsas e o potencial de contribuição com a comunidade pedagógica demonstrado na Carta de Apresentação.

Em caso de recurso, o contato para envio é o e-mail contato@esperancagarcia.org. A decisão quanto aos recursos será feita por decisão colegiada, após análise das justificativas e documentos comprobatórios peles candidates.

 

Período de Inscrição: 15 a 30 de setembro de 2022

Resultado Preliminar: 11 de outubro de 2022

Período de Recurso: 13 e 14 de outubro de 2022

Resultado Final: 17 de outubro de 2022

Matrícula: 24 de outubro de 2022

Modelos de Autodeclarações e Declarações de Pertencimento

Se você deseja se candidatar a uma bolsa para sentipensar e esperançar conosco, preencha esse formulário.