Corpo Docente

O corpo docente da Pós-Graduação – lato sensu – Esperança Garcia é protagonizado por uma ciranda de professoras e pesquisadoras comprometidas com a luta para efetivação dos direitos humanos e com a pedagogia do esperançar.

São mestras e doutoras que semeiam e comunicam uma produção científica engajada com as questões sociais e artesanam a educação em direitos humanos na Educação Superior com autonomia, amor e alteridade.

Referências em suas áreas de atuação, as professoras da Pós em Direitos Humanos Esperança Garcia são também inspiração de sujeitas que apostam na educação como processo cotidiano de sonho e construção de um mundo em que todas as pessoas possam ser quem são em todas suas potencialidades.

Andrea Cronemberger Rufino

Professora de Ginecologia Adjunto III da Universidade Estadual do Piauí Estágio pós Doutoral no Centre de Reserche de Medicine, Sciences, Santé et Société – Paris (2014) Pós Doutorado pela UnB (2014) Doutora em Ciências pela UNIFESP (2012) Mestre em MEDICINA pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Estadual-SP (IAMSPE-2001) Formação em Psicanálise, Psicodrama Clínico e Análise Psicodramática (ESCOLA PAULISTA DE PSICODRAMA 2018) Especialista em Sexologia Clínica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2015) Especialista em Mastologia (TEMA/98) e Ginecologia e Obstetrícia (TEGO/97) com área de atuação em Sexologia(2011). Especialista em Bioética e Direitos Humanos pelo Instituto Camilo Filho (2010) Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1993). Temas de interesse: Saúde sexual e reprodutiva, Sexualidade, Direitos sexuais e reprodutivos, Bioética , Aborto, Educação sexual Coordenadora do CORPO E SEXUALIDADES – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade É pesquisadora da ANIS- INSTITUTO DE BIOÉTICA, DIREITOS HUMANOS E GÊNERO Membro da International Society for Sexual Medicine (ISSM).

Currículo Lattes

Andreia Marreiro Barbosa

Sentipensadora que esperança. Doutoranda e Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora de Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Presidenta do Instituto Esperança Garcia. Coordenadora e professora na Pós-graduação em Direitos Humanos Esperança Garcia (FAR e IEG). Foi vice-presidenta da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PI, na gestão que reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada piauiense. Tem experiência em Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e Questões de gênero, raça e classe. E-mail: andreiamarreiro@hotmail.com.

Currículo Lattes

Carolina Ferreira

Doutora (2016) e Mestra (2010) em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Franca – 2005). Professora do Mestrado e do Doutorado em Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Líder do Grupo de Pesquisa “Criminologia do Enfrentamento” (UniCEUB – CNPq) e co-líder do Observatório de Direitos Humanos (IDP). Professora de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e coordenadora do Projeto de Extensão “Reintegrar – Formando Redes na Execução Penal no Distrito Federal”. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Monografias do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim – 2017-2018). Foi Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República e editora da Revista Jurídica da Presidência (2011-2012). Pesquisa, há mais de dez anos, os seguintes temas: Criminologias Críticas, Políticas Criminais, Processo Legislativo em matéria criminal, atuação do sistema de justiça criminal. Pesquisa, atualmente, a implementação das audiências de custódia no Brasil, políticas penais (especialmente voltadas ao sistema penitenciário) e questões relacionadas ao tratamento das mulheres no sistema de justiça criminal – como autoras e como vítimas.

Curriculo Lattes

Gabriela Barretto de Sá

Doutoranda em Direito, área de concentração Constituição e Democracia, pela Universidade de Brasília. Atualmente é Bolsista de Doutorado Sanduíche no Population Studies Center/University of Pennsylvania, através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento – CAPES. Mestra em Direito, área de concentração Teoria, Filosofia e História do Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia onde coordena o Projeto de Extensão “Coletivo de Assessoria Jurídica Popular Luiz Gama”. Professora Colaboradora do Mestrado em Direito da Universidade Nacional da Colômbia (2014-2016). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito e Territorialidades – UNEB; do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação – CEDD/UnB; do Maré – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Jurídica e Atlântico Negro – UnB; integrante do Grupo Interuniversitario de Estudios Sociojurídicos. Possui experiência e investigação sobre as seguintes temáticas: Teorias críticas do direito; História do direito; Direito e relações raciais; Feminismos Negros; Assessoria e educação jurídica popular; Diáspora africana na América Latina. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Direito à memória, racismo e comissões da verdade. E-mail: gabrielabsa@gmail.com.

Currículo Lattes

Erika Lula de Medeiros

É Mestra em Direitos Humanos e Cidadania (2016) pela Universidade de Brasília (UnB), com desenvolvimento de pesquisa sobre a democratização da justiça, e graduada em Direito (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período em intercâmbio na Université Lumiere Lyon 2 (2010). Integra o Grupo de Pesquisa “O Direito Achado na Rua” e coordena desde 2013 o Observatório do Sistema de Justiça, de Políticas Públicas e do Legislativo, do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Atualmente é assessora jurídica do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Integra a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, acesso à justiça, assessoria jurídica popular, sociologia jurídica e sujeito coletivo de direito.

Curriculo Lattes

Ilka Teodoro

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1999). Advogada desde 1999. Orientadora de Prática Jurídica e Professora do NPJ/UniCEUB de 2000 até 2009. Diretora Jurídica da ONG Artemis Aceleradora Social, Coordenadora do Curso de Capacitação Jurídica para o Enfrentamento da Violência Obstétrica da Artemis, Co-Fundadora da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, Ex-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional DF, apoiadora do Instituto Anis de Bioética.

Curriculo Lattes

Luciana Brito

Psicóloga graduada pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa bioética, saúde mental e direitos humanos. Pesquisadora da Anis – Instituto de de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Professora visitante do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília.

Currículo Lattes

Maria das Dores

Doutora em Ciências da Saúde: Universidade de Brasília (Brasil) / Tulane University (EUA) (2016). Mestra em Ciências da Saúde: Universidade de Brasília (2012). Médica Obstetra da Maternidade Wall Ferraz (Teresina-PI). Professora titular do Centro Universitário Uninovafapi. Participou do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna do estado do Piauí no período de 2012 a 2016. Participa da vigilância do óbito materno pela Fundação Municipal de Saúde. Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário de Brasília (1993). Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (1993). Especialista em Sexualidade Humana com área de atuação em Sexologia (2010). Especialista em Adolescência pela Universidade Federal da Bahia (2001). Especialista em Bioética e Direitos Humanos pelo Instituto Camillo Filho (2010). Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1989). Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas da saúde da mulher, com linha de pesquisa em saúde sexual, reprodutiva e materno-infantil e direitos sexuais e reprodutivos.

Curriculo Lattes

Maria Sueli Rodrigues de Souza

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), advogada, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005) e é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Direito, Sociologia e Antropologia, com ênfase em teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Socioambiental, Hermenêutica Constitucional e Direito Constitucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: pesquisa empírica com direito constitucional, direito ambiental e Socioambiental, direito territorial, direito agrário, direito das mulheres, direitos humanos, relação cultura e natureza, populações camponesas, tradicionais e quilombolas, gênero, convivência com o semi-árido. É professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência – IFARADÁ e do grupo de pesquisa direitos humanos e cidadania – DiHuCi.

Curriculo Lattes

Natasha Karenina

Coordenadora do curso de bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí, campus Floriano. Assessora técnica do Coletivo Antônia Flor. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (2011), mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e estudante de Especialização em Movimentos Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2019). Integra o corpo docente do Curso de Especialização em Direitos Humanos Esperança Garcia, ofertado pela Faculdade Adelmar Rosado, desde 2016, tendo ministrado a disciplina Direitos Humanos e Relações Internacionais e orientado Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem experiência em: direito internacional; assessoria jurídica popular; direitos humanos; feminismo negro; movimentos sociais; sistemas de proteção dos direitos humanos e criminologia crítica.

Currículo Lattes

Nayara Barros

Doutoranda em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2013). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Pesquisa nas áreas de feminismo, democracia, teoria crítica e neopragmatismo. Professora.

Currículo Lattes

Regina Pedroza

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Pós Doutorado em Sciences de l’Education pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). Atualmente é Profa. Associada I da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania.

Currículo Lattes

Vera Andrade

Pós-Doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires e pela Universidade Federal do Paraná. Professora visitante no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, Espanha.Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em nível de Ensino ( Doutorado, Mestrado , Especialização e Graduação em Direito), Extensão ( Coordenadora do Projeto Universidade sem Muros) e Pesquisa ( atua nas linhas de pesquisa Controle social, sistema de justiça penal , cidadania e direitos humanos) . Leciona as disciplinas Criminologia , Políticas Criminais, Sistema de justiça penal e operadores do Direito e Cidadania e Direitos Humanos. Pesquisadora do CNPq e líder dos grupos de pesquisa “Brasilidade Criminológica”, “Sistema de Justiça e Justiça Restaurativa”. Professora convidada em várias Instituições brasileiras de Ensino de Pós-Graduação e para assessorias governamentais em trabalhos relacionados à questão criminal.

Currículo Lattes