O Instituto Esperança Garcia é um projeto de educação dos sonhos possíveis, inspirado pela memória de Esperança Garcia e orientado pela pedagogia do esperançar. Desde 2016 protagonizamos iniciativas de educação em Direitos Humanos comprometidas com a transformação do mundo. Em 2019, nascemos oficialmente como instituto.
Missão
Artesanar projetos-sonhos de educação que mobilize reflexões e ações para a igualdade de gênero, raça, classe e sexualidade, com amorosidade, sensibilidade e criticidade.
Atuação
Trabalhamos em três eixos de atuação: educação (palestras, oficinas, cursos onlines e especialização); intervenção social (campanhas); direito à memória (reconhecimento histórico de Esperança Garcia, nossa primeira advogada).
Visão
Ser uma instituição de educação em direitos humanos reconhecida pela qualificação crítica e sensível de profissionais de diversas áreas para atuar na promoção, proteção e defesa dos direitos humanos.
Valores
- Compromisso com a criticidade e com a rigorosidade metódica
- Amorosidade, alegria e entusiasmo como fundamentos do desejo de saber
- Respeito à diversidade e às diferenças
- Valorização da criatividade e inventividade
- Defesa da autonomia, das singularidades e do direito de sonhar
- Intencionalidade transformadora do mundo
- Religação da razão e emoção, do corpo e mente, da ciência e arte.
Andreia Marreiro Barbosa
Presidenta do Instituto Esperança Garcia. Doutoranda e Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).