Oi, voltei, lembram de mim? Sou Esperancinha. Muita são as mulheres que me inspiram e me encorajam pela ação transformadora de suas práticas. Nessa semana eu gostaria de recordar os passos de quem inspirou Esperança em 2018. Hoje abraço a voz de Maria Sueli Rodrigues de Sousa.
Em 2018, recordo o lançamento do meu dossiê (Dossiê Esperança Garcia), sob sua coordenação. Ela foi presidenta da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB/PI, Brasil) e construiu ativamente o processo do meu reconhecimento como primeira advogada piauiense.
Terminou sua pesquisa sobre comunidades quilombolas no seu Pós-Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil), se tornando a primeira Professora Pós-Doutora do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Brasil).
Concedeu uma entrevista potente e inspiradora à Revista Revestrés e foi candidata ao Governo do Estado do Piauí, Brasil, com a proposta de construir uma campanha que pensasse a política como um espaço de construção coletiva de esperança para todas e todos, questionando: E se o Piauí fosse nosso?
Ela é incrível! Abraço e agradeço ❤
Amanhã, volto recordando a voz de mais inspirações. Aguardem
Leave a Reply