Marinalva Santana

Boa Tarde! Sou Esperancinha e volto hoje para rememorar mais uma mulher que me inspirou e me encorajou pela ação transformadora de sua prática. Nessa semana em que eu gostaria de recordar os passos de quem inspirou Esperança em 2018, abraço, hoje, a voz de Marinalva Santana, mulher lésbica, ativista LGBT, criadora/coordenadora do Grupo Marizes (Piauí, Brasil), à frente do qual contribuiu para construção do Disque Cidadania Homossexual e da Delegacia Especializada de Combate às Condutas Discriminatórias do Piauí. Foi a primeira militante LGBT finalista do Prêmio Cláudia, na categoria Trabalho Social, em 2012.

Em 2018, recordo a organização da 14ª Semana do Orgulho de Ser e da 17ª Parada da Diversidade de Teresina, Piauí, Brasil, a coordenação da organização do casamento coletivo de pessoas LGBTs que ocorreu ontem (12 de dezembro de 2018) no Tribunal de Justiça do Piauí, Brasil (terceiro organizado pelo Grupo Matizes no estado), a articulação do esforço concentrado para proporcionar a mudança de nome do registro civil para travestis e transexuais e sua corajosa luta contra ameaças de mortes que sofreu.

Ela é maravilhosa! Suspiro e agradeço sua existência! Amanhã venho contar quem é a terceira mulher reconhecida e abraçada por mim neste 2018.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.