A memória de Esperança Garcia, há décadas, é inspiração para o movimento negro na luta contra o racismo e sexismo. Nos últimos anos, vem cada vez mais sendo reconhecida e mobilizando ações de luta por igualdade e dignidade no Brasil inteiro.
No Piauí, a Lei 5.046, artigo 5º, de 7 de janeiro de 1999 instituiu o dia 6 de setembro, data em que a carta de Esperança foi escrita, como o Dia Estadual da Consciência Negra.
Esperança Garcia recebeu Menção Honrosa no Prêmio Piauí de Inclusão Social em 2018, uma parceria entre o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte com o Governo do Estado do Piauí.
No Piauí, muitos prédios arquitetônicos e espaços de sociabilidade têm levado o nome de Esperança, reconhecendo a importância de lugares públicos de memória. É o caso da Maternidade Esperança Garcia, em Nazaré do Piauí, região próxima a onde a escravizada viveu. O auditório da Faculdade Adelmar Rosado, em Teresina, também leva o nome da escravizada. O Memorial Zumbi dos Palmares, dedicado a cultura negra em Teresina, em 2017 passou a se chamar Memorial Esperança Garcia. Uma escultura de barro em tamanho real de Esperança Garcia integra o acervo da Central de Artesanato Mestre Dezinho, centro de Teresina.
Em 2020 um projeto de lei propõe a alteração do nome da avenida Marechal Castelo Branco para avenida Esperança Garcia, como uma reparação da memória e da construção da identidade da população negra como protagonista.
Também destacamos a importância dos movimentos sociais que desde sempre reconheceram e valorizaram a história de Esperança, nomeando diversos coletivos pelo Brasil
Em Brasília, estudantes da graduação e pós-graduação – CADIR e do Maré, centro acadêmico e grupo de pesquisa da Faculdade de Direito na UnB – que de 2004 para cá viu mais de 20 mil estudantes ingressarem por meio do sistema de cotas – reivindicaram e conseguiram renomear o auditório da Faculdade de Direito, de Joaquim Nabuco para Esperança Garcia, que agora homenageia esta mulher negra escravizada, referência na defesa dos direitos humanos.
Você conhece alguma iniciativa que homenageia e reconhece Esperança Garcia pela sua região? Conta pra gente! Escreve para contato@esperancagarcia.