Rosane Borges vem ao Piauí lançar seu Livro “Esboços de um tempo presente” e o Livro de Ângela Davis
Escritora, jornalista, professora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP), Rosane Borges vem ao Piauí e lança livros sobre gênero, raça e classe. A teórica latina vem para a aula inaugural do Curso de Especialização Interdisciplinar em Democracia e Direitos Humanos. Na ocasião ela lança o seu livro “Esboços de um tempo presente” e o livro da feminista Norte-americana, símbolo das Panteras Negras, Ângela Davis “Mulheres, raça e classe”.
Em Teresina, Rosane Borges participa de dois momentos. Nesta quarta-feira (22) no Auditório Esperança Garcia, da Faculdade Adelmar Rosado, às 19h ela ministra a palestra “Esperança Garcia – reflexões sobre mulheres, raça e classe”.Na quinta-feira (23), ela participa do Projeto “Direitos Difusos e Coletivos” com a palestra “O que queremos no 8 de março: a luta das mulheres por direitos”. A palestra acontece a partir das 17h no auditório da ESAPI-OAB.
O em seu livro, Rosane traz ensaios que tratam em profundidade temas cotidianos como o ódio nas redes sociais, o racismo nas mídias, o movimento Escola sem Partido e até a febre do Pokémon Go. Em sua coluna na Boitempo, Rosane aponta que é necessário situar “trajetória dos feminismos negros no Brasil e no mundo, delineada por mulheres de várias matizes e procedências que atravessam, ao mesmo tempo em que compõem, a paisagem a ser olhada”. Deste modo, a feminista aponta ser necessário os apontamentos das antecedências e dos fundamentos da exploração e da opressão por onde se divisa as reivindicações históricas das mulheres negras.
Sobre o livro da Pantera Negra, Rosane aponta com uma precisão cirúrgica que são temas inescapáveis para compreender a tragédia da escravidão moderna. São temas como o papel da mulher negra no trabalho escravo; classe e raça na campanha pelos direitos civis das mulheres; racismo no movimento sufragista; educação e libertação na perspectiva das mulheres negras; sufrágio feminino na virada do século; estupro e racismo; controle de natalidade e direitos reprodutivos; obsolescência das tarefas domésticas.
Rosane é colaboradora do Blog da Boitempo, do Blogueiras Negras e da revista Carta Capital. Publicou Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (Imprensa Oficial, 2004) e Mídia e racismo (2012), além de outros três títulos autorais.
Da redação: FloresSer Comunicação. Carmen Kemoly (86) 98826-7152
Coordenação do Evento: Prof. Mestra Andreia Marreiros (86) 99807-8033
Leave a Reply