Pós-Graduação em Direitos Humanos

A Pós-Graduação em Direitos Humanos – ESPERANÇA GARCIA – lato sensu – está em sua quarta turma e é ofertada na modalidade presencial, pela Faculdade Adelmar Rosado, em Teresina-Piauí. Com a pandemia, a metodologia foi reinventada e os encontros estão acontecendo remotamente.

Inspirado por Esperança Garcia, o curso nasceu da necessidade de fomentar espaços de formação e vivência sobre direitos humanos e discussão sobre as estruturas sociais que dificultam sua realização como a colonialidade, o racismo, o machismo, a LGBTfobia e a pobreza.

A proposta epistemológica e metodológica é baseada na investigação científica que interesse para o cotidiano das pessoas, na religação dos saberes apartados pelo projeto de modernidade, no diálogo com os movimentos sociais e na participação ativa e dialógica entre educadoras e educandas/os. É um projeto insurgente de educação em direitos humanos crítico à educação formal que castra e dociliza corpos e conta de forma acrítica, insensível e autoritária uma única história sobre nós, silenciando as vozes de resistência por igualdade e liberdade.

Com corpo docente protagonizado por mulheres, professoras e pesquisadoras referências científicas e políticas em suas áreas de atuação , a Pós esperança contribui com o florescimento de sujeitos/as defensores/as de direitos humanos e fortalecer os laços dos que ousam assumir os direitos humanos como centralidade das suas (re) existências e lutam por um mundo onde todas as pessoas tenham garantias mínimas de dignidade humana e também o direito de sonhar e amar.

Este é um projeto que se materializa como Especialização inédita no país, pois tem se consagrado como experiência vivencial em que Esperançar é verbo que se conjuga no presente e no plural.

O Curso tem carga horária de 450h, duração de 18 meses e as aulas uma vez por mês. Nova turma prevista para junho de 2021.