A Pós-Graduação em Direitos Humanos – Esperança Garcia – é uma especialização lato sensu que está em sua quinta turma e é ofertada de forma remota, pela Faculdade Adelmar Rosado, em Teresina-Piauí.
Inspirado por Esperança Garcia, o curso nasceu da necessidade de fomentar espaços de formação e vivência sobre direitos humanos e discussão sobre as estruturas sociais que dificultam sua realização como a colonialidade, o racismo, o machismo, a LGBTfobia e a pobreza.
A proposta epistemológica e metodológica é baseada na investigação científica que interesse para o cotidiano das pessoas, na religação dos saberes apartados pelo projeto de modernidade, no diálogo com os movimentos sociais e na participação ativa e dialógica entre educadoras e educandas/os. É um projeto insurgente de educação em direitos humanos crítico à educação formal que castra e dociliza corpos e conta de forma acrítica, insensível e autoritária uma única história sobre nós, silenciando as vozes de resistência por igualdade e liberdade.
Com corpo docente protagonizado por mulheres, professoras e pesquisadoras referências científicas e políticas em suas áreas de atuação, a Pós Esperança contribui com o florescimento de sujeitos(as) defensores(as) de direitos humanos e fortalece os laços dos que ousam assumir os direitos humanos como centralidade das suas (re)existências. Lutamos por um mundo onde todas as pessoas tenham garantias mínimas de dignidade humana e também o direito de sonhar e amar.
Este é um projeto que se materializa, há quatro anos, como especialização inédita no país. Com projeto político-pedagógico inovador, tem contribuído para a autotransformação e encorajamento de estudantes e professoras na artesania de práticas interventivas na realidade social e se consagrado como experiência em que esperançar é verbo que se conjuga no presente e no plural.
O curso tem carga horária de 540h e duração de 18 meses.